

Tuna Musical de Santa Marinha
Fundada a 15 de setembro de 1924

BEM VINDO,
Fundada em 15 de Setembro de 1924 por Deocleciano Parada, a Tuna Musical de Santa Marinha nasceu num velho e exíguo barracão do velho Cais de Gaia.
Os seus mentores, todos eles, eram verdadeiros amantes da música, daí, o interesse de ocupação dos seus tempos livres numa actividade cultural e recreativa, a TUNA foi fundada, e a partir daí começou a ganhar corpo.
Teve como primeira Sede, um 1.º andar da Av. Ramos Pinto, mais tarde passou-se para o Largo Miguel Bombarda, para em 1937 se mudar definitivamente para a Rua Direita (hoje Cândido dos Reis).
A sua actividade no campo cultural, musical e recreativo, logo muito cedo se revelou. A sua TUNA e o seu CORPO CÉNICO, foram autênticos baluartes de prestígio.
Porque as estruturas naquele tempo primavam pela ausência total de apoios, a TUNA, propriamente dita, acabou por desaparecer, sendo este fosso preenchido com enorme prestígio pelo Corpo Cénico.
Hoje, em que os tempos são outros, onde as motivações são bem mais crescentes e apreciáveis, a Colectividade encontra nas realização das mais variadas iniciativas, a fórmula de congregar à sua volta a juventude, quer através de múltiplas actividades, do exercício do lazer e da criatividade.
A Tuna Musical de Santa Marinha, a beira-rio, o povo, as cheias do Douro, as campanhas de solidariedade, são componentes extremamente importantes e muito ligadas nestes quase 100 anos.
Instituição de “Utilidade Pública”, honra que mereceu por direito próprio por tudo quanto tem feito pelo Recreio e a Cultura popular portuguesa, a TUNA é uma Instituição de referência não só no Distrito onde se insere, mas também por todo o País e no estrangeiro.
Música popular, Dança de Salão, Desporto, Teatro e acções recreativas, são as actividades de uma Colectividade virada para o futuro e apostada num maior e melhor desenvolvimento associativo.